3º mandato de Lula supera Bolsonaro, Temer e Collor em avaliação positiva

Atualizado em 9 de junho de 2023 às 12:47
Lula e os ex-presidentes Jair Bolsonaro, Michel Temer e Fernando Collor. Foto: Agência Brasil

O terceiro mandato de Lula supera as gestões dos ex-presidentes Jair Bolsonaro, Michel Temer e Fernando Collor em avaliação positiva. O governo petista tem uma taxa de 37% de ótimo e bom, segundo pesquisa Ipec contratada pelo Globo, e completou cinco meses com índice superior aos registrados nos inícios das gestões dos outros mandatários.

Segundo o Ibope, em julho de 1990, 33% consideravam o governo Collor ótimo ou bom, enquanto 20% classificavam como ruim ou péssimo e a maioria (45%), como regular. Bolsonaro, por sua vez, tinha 32% de avaliação positiva em julho de 2019, os que avaliavam como negativa ou regular somavam os mesmos 32%.

Temer tem o pior indicador da série histórica feita pelo Ibope Inteligência com levantamentos do Ipec. Em dezembro de 2016, quatro meses depois de assumir oficialmente a presidência, ele tinha 13% de ótimo ou bom.

A avaliação positiva de Lula na gestão atual só perde para o seu primeiro mandato (43% de ótimo ou bom em junho de 2003), o de Fernando Henrique Cardoso (42% em junho de 1995) e o de Dilma Rousseff (48% em julho de 2011). A ex-presidente tem o maior índice da série histórica do Ibope.

A pesquisa Ipec mais recente entrevistou 2 mil pessoas acima de 16 anos em 127 municípios, entre os dias 1 e 5 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link