4° indicado por Bolsonaro: quem é o assessor de Paulo Guedes que vai assumir a Petrobras

Atualizado em 20 de junho de 2022 às 12:34
Caio Paes de Andrade

O assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes, Caio Paes de Andrade, deve assumir interinamente o comando da Petrobras, após a demissão de José Mauro Coelho do cargo na manhã desta segunda-feira (20).

Ex-secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Andrade tem a bênção do presidente Jair Bolsonaro (PL) para ocupar a cadeira na estatal petrolífera. Seu nome ainda terá de passar pela assembleia do conselho da empresa, mas ele já conta com a indicação do governo federal.

Segundo o jornal O Globo, o conselho “escolherá Caio Andrade como conselheiro-tampão e, em seguida, o indicará para o cargo de presidente interino”.

Caio é formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

Homem de confiança de Guedes, ele será o quarto executivo a comandar a estatal em menos de quatro anos. O economista precisará enfrentar a pressão de Bolsonaro para conter preços do diesel e da gasolina e trâmites legais que podem apontar que sua indicação fere a Lei das Estatais.

No Ministério da Economia, Andrade atuava como secretário de desburocratização, onde tocou pautas como a reforma administrativa, que empacou no Congresso. Sem experiência no setor de energia, seu nome ganhou impulso pelo trabalho feito na implementação da plataforma gov.br, considerada uma revolução digital.