41 golpistas foram identificados após utilizarem rede Wi-Fi da Câmara no 8 de janeiro

Atualizado em 31 de janeiro de 2023 às 20:01
Golpistas durante atos terroristas em Brasília
Foto: Ton Molina

Os golpistas que invadiram e depredaram o prédio do Congresso Nacional, no dia 8 de janeiro, foram identificados após utilizarem o sinal público de Wi-Fi da Câmara dos Deputados para acessar a internet em seus aparelhos celulares.

Em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que pelo menos 41 pessoas teriam acessado a rede interna da Casa, o que permitiu que a Polícia Legislativa pudesse captar informações pessoais dos usuários por meio do sistema de internet.

O deputado afirmou que a Câmara está em posse da identidade dos invasores e irá apresentar um pedido ao Ministério Público Federal (MPF) para que os golpistas sejam investigados.

“Essas pessoas, quando entraram na Câmara, captaram o sistema de Wi-Fi e Câmara está com todos os IPs dos usuários. Eles vão ter que justificar o que estavam fazendo”, afirmou Lira, assegurando que representará contra os suspeitos.

O IP é o endereço de protocolo de internet do usuário. É um rótulo dado a cada dispositivo conectado em uma mesma rede e serve para identificação do aparelho usado.

Em encontro recente com o procurador-Geral da República, Augusto Aras, Lira cobrou a atuação do MPF na investigação dos extremistas. Na ocasião, o presidente da Câmara apresentou notícias-crimes contra vários suspeitos de depredação do prédio da Casa Legislativa.

Aras disse a Lira que o Ministério Público Federal (MPF) vai tomar “todas as medidas cabíveis junto às autoridades judiciais para apurar e punir os responsáveis pelos atos e, sobretudo, para impedir que fatos como os registrados no dia 8 de janeiro jamais voltem a ocorrer no país”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link