42°C: calor extremo deve registrar novos recordes em quatro capitais nesta quinta-feira

Atualizado em 16 de novembro de 2023 às 6:51
Homem jogando água no rosto por causa do calor. Foto: Rubens Cavallari

Após uma semana de temperaturas acima da média, a onda de calor atingirá seu pico nesta quinta-feira (16). Pelo menos quatro capitais do Centro-Oeste e Sudeste podem quebrar recordes de calor no ano, com máximas variando entre 36°C e 42°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 15 estados e o Distrito Federal permanecem em alerta de “grande perigo” devido às altas temperaturas. O aviso se estende até sexta-feira (17).

Este episódio de calor intenso é a quarta onda deste ano no Brasil. Além de ser comum na primavera, o fenômeno atual é exacerbado por um El Niño intenso e os efeitos do aquecimento global.

Novos recordes de temperatura

Novos recordes estão à vista para quatro capitais: Brasília (36°C), Goiânia (40°C), São Paulo (38°C) e Vitória (37°C). Curitiba também sentirá o auge da onda, com temperaturas previstas de até 32°C, embora não se espere um novo recorde.

Há previsão de recordes em algumas cidades, como Campo Grande e Vitória, com máximas de 39°C e 37°C, respectivamente, até sexta-feira.

Em São Paulo, existe a possibilidade de quebrar o recorde histórico de 17 de outubro de 2014, quando os termômetros marcaram 37,8°C. Na última segunda-feira, os registros do Inmet atingiram 37,7°C, o segundo dia mais quente dos últimos 80 anos.

Para esta quinta-feira, espera-se que a temperatura atinja os 38°C na capital paulista, por volta das 15h. A umidade do ar cairá para cerca de 15%, seguida por chuvas isoladas no fim da tarde.

Termômetro marca 38 graus na rua da Consolação, em Bela Vista. | Agência Brasil
Termômetro marca 38 graus na rua da Consolação, em Bela Vista. Foto: reprodução

Pico da onda de calor

O pico da onda de calor representa sua máxima abrangência, afetando o maior número de estados com a massa de ar seco e registrando as temperaturas mais elevadas. Após esse período, as temperaturas começarão a declinar gradualmente.

Maria Clara Sassaki, meteorologista do Climatempo, prevê que as temperaturas começarão a cair em São Paulo e, até o início da próxima semana, se normalizarão no restante do Brasil. “As temperaturas devem começar a baixar pelo estado de São Paulo e, até o início da semana que vem, amenizar no restante do Brasil”, disse.

Ela também alerta para tempestades previstas para sexta e sábado, especialmente no Sudeste e no Paraná, devido a uma forte área de instabilidade associada a uma frente fria. O contraste entre essa frente fria e o calor intenso é esperado para gerar nuvens e provocar tempestades, quebrando a sequência de dias quentes e secos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link