50% dos paulistanos escolheram o candidato “menos pior”, diz Datafolha

Atualizado em 13 de setembro de 2024 às 14:11
Montagem de fotos de Ricardo Nunes, Pablo Marçal e Guilherme Boulos
Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL) – Reprodução

Metade dos paulistanos só escolheram um candidato a prefeito neste ano porque não gostam das outras opções na disputa, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (13). 50% da população da capital aponta que escolheu o candidato “menos pior”.

Os outros 49% dos paulistanos afirmam que seu candidato é o ideal e que estão satisfeitos com sua opção de voto. Apenas 1% não soube responder.

O maior número de desalentados com a escolha se dá entre os eleitores de Ricardo Nunes (MDB). 58% dos eleitores que dizem que vão votar no atual prefeito da capital só optaram por ele por considerá-lo o “menos pior” entre os nomes. Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) aparecem na sequência, com 57% e 53%, respectivamente.

José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB). Foto: Reprodução

Os mais felizes com a escolha são os que vão votar em Guilherme Boulos (PSOL), com 61%, e Pablo Marçal (PRTB), com 51%. Os dois têm eleitores mais convictos: 74% dos que vão votar no deputado federal têm certeza da opção e Marçal tem 70% de seus eleitores decididos. Há um empate técnico nesse recorte.

Nos casos de Tabata Amaral e Datena, os números de eleitores convictos são 41% e 37%, respectivamente. Os dois também aparecem empatados tecnicamente neste quesito.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.204 eleitores da capital paulista entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número 07978/2024.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line