51% dos brasileiros acreditam que Lula fará governo melhor que o de Bolsonaro, diz Datafolha

Atualizado em 1 de janeiro de 2023 às 8:16
Lula (PT) e Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução/Montagem

A maioria dos brasileiros considera que o terceiro mandato de Lula como presidente da República será melhor do que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Os dados são da nova pesquisa Datafolha, divulgada na manhã deste domingo (1º), no início do novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A vantagem do petista se mostrou como nas urnas, quando abateu Bolsonaro por 50,9% a 49,1% dos votos válidos. 51% acreditam que o petista será superior ao ex-capitão, de acordo com o levantamento.

31% acham que Lula governará de maneira pior que Bolsonaro. Um outra parcela, de 13%, informou que a gestão deverá ser igual.

Aqueles que acreditam que Lula fará um governo ruim ou péssimo são 26%, o maior índice desde que o Datafolha passou a aferir isso entre presidentes eleitos, com o ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB). No entanto, 49% acham que ele será um presidente ótimo ou bom, enquanto 20% supõem que ele será regular, e 4% não opinaram. Em comparação, quando Bolsonaro foi eleito em 2018, 65% anteviam o governo.

O presidente eleito tem uma expectativa de bom governo maior entre os mais pobres. 59% ante 23% de negativa na base de quem ganha até 2 salários mínimos. E entre os mais ricos, 61% de ruim/péssimo e 26% de ótimo/bom entre os com renda superior a 10 mínimos.

O instituto ouviu 2.026 pessoas com mais de 16 anos, em 126 municípios do país, nos dias 19 e 20 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link