53% dos brasileiros acham que Bolsonaro não está sendo perseguido, diz Quaest

Atualizado em 28 de fevereiro de 2024 às 9:12
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em ato na Avenida Paulista (SP). Foto: reprodução

Pesquisa da Quaest mostra que 53% dos brasileiros não acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja sendo alvo de perseguição na Justiça. Enquanto isso, 39% entendem que ele está sendo alvo de perseguição em investigações em curso, e 7% não sabem ou não responderam.

Pesquisa Genial/Quaest. Foto: reprodução

A análise também destaca uma mudança significativa entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro. Entre os apoiadores do petista, 75% acreditam que o ex-capitão não está sendo perseguido, enquanto 20% discordam.

Já entre os que votaram em Bolsonaro nas últimas eleições, 72% consideram que há perseguição, e 23% não concordam. Os eleitores que não votaram ou anularam o voto ficaram próximos da média nacional, com 56% não considerando Bolsonaro perseguido, em comparação com 30%.

Pesquisa Genial/Quaest. Foto: reprodução

Os resultados também variam entre grupos religiosos. A maioria dos entrevistados que se declararam evangélicos (53%), uma base fiel de apoio ao ex-presidente, concorda com a ideia de perseguição, mas 38% discordam. Entre os católicos, 61% não veem perseguição, enquanto 33% discordam.

Pesquisa Genial/Quaest. Foto: reprodução

A pesquisa também indica que 50% dos brasileiros consideram “justo” prender o ex-presidente Jair Bolsonaro em meio às investigações da Polícia Federal sobre a articulação de um golpe de Estado. Por outro lado, 39% acham que seria “injusto”, enquanto 10% não souberam ou não responderam.

O levantamento também aponta que 47% da população considera que Bolsonaro participou de um plano de golpe após a derrota na eleição de 2022. Discordam dessa visão 40%, e 13% não souberam ou não responderam.

A Quaest ouviu 2.000 pessoas de todas as regiões do país de domingo (25) até esta terça-feira (27), com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link