537 mil imóveis seguem sem energia no 3° dia do apagão, diz Enel

Atualizado em 14 de outubro de 2024 às 7:14
Rua de bares em Pinheiros sem luz, mas com clientes – Foto: Fábio Tito

Até a manhã desta segunda-feira (14), a Enel informou que 537 mil imóveis continuam sem energia elétrica na Grande São Paulo. O fato ocorre após um temporal que atingiu a cidade na sexta-feira (11). A capital paulista é a mais afetada, com 354 mil imóveis sem luz, seguida por cidades como Taboão da Serra, Cotia e São Bernardo do Campo.

Na cidade de São Paulo, os bairros mais atingidos são Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Jardim São Luís, conforme divulgado pela concessionária. A falta de luz impacta residências e comércios, enquanto equipes seguem em campo para restabelecer o fornecimento de energia.

Queda de árvore na Rua Kaoro Oda, perto da Subprefeitura do Butantã e do Metrô Vila Sônia, na Zona Oeste – Foto: Reprodução

Segundo a Enel, 1,5 milhão de clientes já tiveram o serviço normalizado. “A companhia segue trabalhando para restabelecer o fornecimento para 537 mil clientes impactados”, declarou a empresa, que reforçou suas equipes com técnicos vindos do Rio de Janeiro e Ceará.

Temporal

O temporal que causou o apagão, com ventos de até 107 km/h, atingiu a Grande São Paulo na última sexta-feira (11). A tempestade derrubou árvores, postes e causou quedas de muros, afetando também o fornecimento de água em várias regiões devido à interrupção de estações elevatórias.

O que diz a Enel

O presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, afirmou que a companhia ainda não tem uma previsão para a retomada total da energia, mas garantiu que estão trabalhando “incansavelmente” para resolver a situação. A companhia também disponibilizou 500 geradores para atender hospitais e outros serviços essenciais.

Vale ressaltar, no entanto, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), criticou a Enel pela resposta insuficiente diante da crise. “A empresa não cumpriu as expectativas em relação ao plano de contingência para eventos climáticos extremos”, afirmou Sandoval Feitosa, diretor-geral da agência.

Clientes ignorados

Moradores de bairros afetados seguem relatando dificuldades para contatar a concessionária e obter informações sobre a retomada da luz. Desde o início do apagão, mais de um milhão de chamados foram registrados pela central telefônica da Enel.

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