58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição, diz Datafolha

Atualizado em 22 de março de 2024 às 6:50
Eleitor votando. Foto: reprodução

Última pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (22), mostrou que a maioria dos brasileiros está contra o fim da reeleição para presidentes, governadores e prefeitos. De acordo com os dados, 58% dos eleitores desejam que a possibilidade de recondução ao cargo seja mantida, enquanto 41% preferem que seja proibida. O restante não soube responder.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente da Casa, está entre os que acreditam que a reeleição é um dos principais problemas da política brasileira atual. Ele defende que muitos governantes já iniciam seus mandatos visando a possibilidade de serem reeleitos.

Por outro lado, figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são contrárias à mudança, principalmente porque, se aprovada, ele não poderá buscar um quarto mandato à frente do Planalto.

A pesquisa revela também uma divisão entre os partidários, com 67% dos que se identificam como petistas sendo a favor da manutenção da reeleição. Os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, estão alinhados com a média nacional, com 54% a favor da reeleição.

Pacheco fala em fim da reeleição como prioridade em 2024 e cobra “plano de desenvolvimento“ de Haddad | CNN Brasil
Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: reprodução

Os jovens de 16 a 24 anos mostraram-se os mais entusiasmados com o apoio à reeleição, com 71% de apoio, enquanto 47% dos mais velhos defendem o fim da possibilidade. Além disso, os menos instruídos (61%) e os mais ricos (62%) são os maiores defensores da reeleição.

Inicialmente, Pacheco propôs a análise de uma PEC já existente na Casa, que sugeria o fim da reeleição apenas para presidentes, estendendo os mandatos para cinco anos. No entanto, essa proposta geraria um desalinho no esquema eleitoral brasileiro.

Diante disso, agora estão sendo discutidas ideias para o fim da reeleição do Executivo em todos os níveis, com o aumento do mandato em um ano, inclusive para os governantes atuais. No entanto, essa proposta não agrada a todos, como demonstrado por Lula, que argumenta que cinco anos é um prazo curto.

Em debate no Senado, percebe-se que para haver um alinhamento geral das eleições, seria necessário estender os mandatos também para deputados e senadores, além dos chefes do Executivo.

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país nos dias 19 e 20 de março.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link