6 estações de rádio da América Latina que valem a pena sintonizar

Foto por Eric Nopanen em unsplash.com

O rádio é um dos meios de comunicação mais importantes da história. As notícias transmitidas por ondas de rádio mantiveram todos informados nos últimos 100 anos, foram muitas pessoas, principalmente com mais de 30 anos que ouviram pela primeira vez sua música favorita e, ainda hoje, fornece a trilha sonora de nossas vidas, seja no clássico rádio portátil, no aparelho de som do carro ou no computador.

Milhões de pessoas ouvem rádio todos os dias na América Latina, onde o setor ainda está crescendo. Milhares de estações atendem a todos os gostos musicais existentes, e é possível que você ouça os sons de um estilo de música popular fluindo pelas ruas de qualquer cidade da América do Sul ou Central.

Confira as seguintes estações que podem abrir um novo mundo para você por meio das ondas sonoras.

The Matrix

Para sintonizar esta radio você não precisa de uma frequência, mas a The Matrix é tão boa que vale a pena mencionar. A grande vantagem de seu site, matrixonline.net, é sua brilhante playlist que incluem uma ampla variedade de estilos. Você pode conferir artistas conhecidos como Jorge Ben, mas também é ótimo para descobrir artistas não tão populares.

Os fundadores do site estão localizados na região da Bahia, no Brasil, por isso você pode ouvir alguns grandes sons afro-baianos, mas sua visão também é global, recebendo contribuições de todo o mundo. Você pode assistir a vídeos incorporados no YouTube de músicas populares no site, com as letras incluídas abaixo para que você possa cantar junto.

É uma maneira fácil de perder algumas horas, então talvez Matrix seja um nome apropriado, visto que você perderá a noção da realidade nessa época!

Radio Gladys Palmera

O amor de Gladys Palmera pela música vai muito além de ouvir sons no rádio. Ela tem uma coleção enorme de vinis raros da América Latina que adora compartilhar com seus ouvintes. Em transmissão desde 1986, ela dedica a maior parte de seu tempo livre à sua paixão, que é administrar uma equipe de DJs que tocam uma grande variedade de gêneros, da música tradicional cubana aos sons suaves da música folclórica colombiana.

Entretanto, parte do conteúdo falado inclui entrevistas com cantores famosos, o que se torna difícil para quem não fala espanhol, mas a rádio Palmera garante que a maior parte da programação é de música, com listas de reprodução originais selecionadas pelos melhores DJs do nicho latino-americano.

Bossa Nova Brazil

A cultura brasileira aprecia muito ouvir música, logo não é de se surpreender que existam mais de 15.000 estações de rádio para escolher.

Uma escolha de destaque é a Bossa Nova Brazil, uma estação que deslumbra seus ouvintes com um gosto eclético que se adapta à diversificada paisagem musical do Brasil. Você pode sintonizar ao acaso e ouvir os belos sons suaves de Sérgio Mendes, ou talvez até a voz aveludada de Nara Leão.

Como alternativa, o site da Bossa Nova tem uma seleção de gêneros para você ouvir em seu tempo livre, há como opções os emocionantes sons do samba que todos amam ou a música chillout que alguns especialistas acreditam que pode servir como musicoterapia, ajudando com a depressão e problemas comportamentais, como problemas com jogos.

O site é super fácil de usar, com layout claro e gêneros listados em ordem alfabética. Também pode ser ouvido em um dispositivo móvel, então basta conectar seus fones de ouvido e pronto!

Rádio MPB

Uma fonte confiável de luz solar musical” é como o Daily Telegraph do Reino Unido descreve a Rádio MPB, e não é nenhuma surpresa: a estação é especializada em tocar uma boa mistura de músicas clássicas brasileiras dos anos 80 e batidas de samba.

A estação também toca outros estilos latino-americanos, então você provavelmente ouvirá o norteño mexicano e salsa colombiana em algum momento. Tudo isso é melhor ouvido através do aplicativo da estação, que tem uma seleção de programas para você escolher.

Radio Red

Se você está procurando boa música com poucas interrupções, a Radio Red de Porto Rico é o lugar perfeito para sintonizar. A ideia das fundadoras, Payola e Etienne, era proporcionar aos seus ouvintes uma “música leve” quando montaram em 2015, além disso, elas se dedicam a apresentar os sons independentes da ilha.

Os amantes do rap e do hip hop contam com o talento do DJ Figgy Starks, enquanto os fãs do rock vão adorar os shows dedicados às melhores músicas de guitarra.

Recentemente, a estação abriu um café de onde seus DJs transmitem seus sets, para que você tenha um pouco da famosa atmosfera porto-riquenha ao ouvir.

Radio Campesina

Entre as milhares de estações de rádio mexicanas, uma estação se destaca por sua dedicação à música animada. A Radio Campesina traz para você os famosos sons dos estilos norteño e tejano do México, além do obrigatório pop latino. Os fãs de rock também podem conferir a programação “noches de Rock”, que os manterá entretidos durante a noite.

As músicas não têm muita letra, então quem não fala espanhol não precisa se preocupar em não entender os DJs: de fato, a estação pode ser captada em oito cidades dos Estados Unidos, como Phoenix e Arizona, tendo uma sequência particularmente forte.

A estação é dedicada ao cidadão comum. “campesino” significa “trabalhador” ou “camponês” em espanhol e isso se reflete em suas opções musicais que homenageiam as pessoas comuns e a vida cotidiana.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!