61% dos bolsonaristas querem Tarcísio candidato a presidente em 2026, diz pesquisa

Atualizado em 26 de fevereiro de 2024 às 17:50
Tarcísio de Freitas e Bolsonaro em ato na Avenida Paulista. Foto: Danilo Verpa/Folhapress

No último domingo (26), a Avenida Paulista, no centro de São Paulo, foi palco de uma manifestação pró-Bolsonaro, onde a maioria dos presentes expressou apoio a uma possível candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, caso o ex-presidente siga inelegível para as eleições de 2026.

A preferência foi revelada por uma pesquisa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Segundo o levantamento, 61% dos bolsonaristas que estiveram na Paulista defendem que Tarcísio seja o nome da extrema-direita na disputa presidencial.

O governador paulista acompanhou o ex-presidente no trio elétrico, onde ele fez um discurso. Em sua vez de usar o microfone, o escudeiro de Bolsonaro afirmou que não era ninguém antes de ele lhe ceder oportunidades na vida pública.

Bolsonaro está atualmente inelegível por duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a abuso de poder político, embora as penas sejam de 8 anos, elas não são acumulativas.

Outro nome mencionado pelos apoiadores de Bolsonaro foi o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), citada por 19% dos entrevistados como uma possível candidata à Presidência em 2026. Durante o evento, Michelle, que também discursou, lamentou os supostos “ataques e injustiças” contra seu marido.

Além disso, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), presente na manifestação, foi lembrado por 7% dos entrevistados como representante do bolsonarismo para as eleições de 2026.

Outros nomes mencionados incluíram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Damares Alves (Republicanos-DF), além do general Braga Netto, também inelegível, cada um com 1% das menções. Houve ainda 6% que declararam não saber e 3% que afirmaram que nenhum desses nomes é ideal para substituir Bolsonaro nas urnas.

Apesar da inelegibilidade imposta pelo TSE, Bolsonaro tem mantido a esperança de seus apoiadores em relação à sua possível candidatura futura. Durante o evento, ele afirmou que “o futuro a Deus pertence” e criticou o julgamento no Tribunal Eleitoral, reforçando o apoio ao governador Tarcísio de Freitas.

A pesquisa realizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital entrevistou 575 pessoas presencialmente ao longo da Avenida Paulista, entre 13h30 e 17h de domingo. A margem de erro é estimada em quatro pontos percentuais para mais ou menos, com um grau de confiança de 95%.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.