62% dos brasileiros aprovam governo Lula e 29% desaprovam, mostra pesquisa

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 9:44
Presidente Lula. Foto: Reprodução

A mais recente pesquisa encomendada pelo Planalto ao Ipri (Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais) indiciou alta aprovação da população ao governo de Lula (PT). A pesquisa foi conduzida entre os dias 6 e 30 de janeiro, com a participação de 21.515 indivíduos dos 27 unidades federativas brasileiras.

A avaliação positiva do governo Lula aumentou de dezembro para janeiro, mantendo uma tendência ascendente que vem sendo observada desde maio do ano passado.

Em janeiro, 62% dos cidadãos brasileiros aprovavam “a gestão do governo federal”, em comparação com os 59% registrados no mês anterior (enquanto 29% e 32% expressaram desaprovação ao governo também em janeiro e dezembro).

Desconsiderando a margem de erro, o percentual de brasileiros que avaliam positivamente o governo se assemelha ao registrado em fevereiro do ano anterior (64%).

Gráfico mostra aprovação do Governo Federal. Foto: Divulgação/IPRI

Desde maio, quando houve uma queda significativa, conforme revela a mesma pesquisa, a taxa de aprovação vem se recuperando. Na prática, o governo Lula reconquistou a mesma taxa de aprovação que ostentava em seus estágios iniciais.

O Palácio do Planalto atribui essa melhora na percepção pública à elevação do poder de compra da população.

Na Secretaria de Comunicação, o estudo é denominado de “minicenso” devido ao número de entrevistas domiciliares realizadas, o que equivale a aproximadamente dez vezes mais do que o padrão de uma pesquisa nacional feita presencialmente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link