63% dos brasileiros dizem que há homofobia no Brasil, diz pesquisa

Atualizado em 25 de junho de 2022 às 9:12
Duas mulheres de costas com a bandeira colorida
Foto: Reprodução/Instagram

Uma pesquisa PoderData realizada entre os dias 19 e 21 de junho mostra que 63% dos brasileiros acham que existe homofobia no Brasil, dois pontos percentuais a menos que o resultado obtido em janeiro deste ano, o que está no limite da margem de erro. Outros 24% acreditam que não existe preconceito contra homossexuais no país, nove pontos percentuais a mais em comparação com o levantamento anterior. Já 13% dos entrevistados alegam não saber responder a pergunta.

As mais de três mil entrevistas foram feitas em 302 municípios de todos os estados brasileiros por meio de ligações para celulares e telefones fixos, preenchendo os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.

Gráfico de pesquisa sobre homofobia
Foto: Reprodução

A taxa dos que dizem ver preconceito contra homossexuais no Brasil é mais alta entre os moradores da regiões Sul (68%) e Nordeste (69%) e entre os que cursaram o ensino superior (72%).

Foto: Reprodução

Entre os brasileiros que aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), 40% dizem acreditam que não há homofobia no país. Neste grupo, outros 49% pensam o contrário. Entre os que reprovam a gestão de Bolsonaro, o percentual que diz existir preconceito contra homossexuais é de 75%.

Gráfico de pesquisa sobre homofobia
Foto: Reprodução

Entre os entrevistados, 44% se dizem a favor do casamento homoafetivo, número que tem um ponto percentual a menos que o levantamento feito em janeiro desde ano e seis a menos que a primeira pesquisa sobre o assunto feita pelo poderData, realizada em janeiro de 2021. Outros 39% se declararam contrários à união entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 17% não souberam responder.

Gráfico de pesquisa sobre homofobia
Foto: Reprodução

No grupo que se declara favorável ao casamento homoafetivo, há mais apoio entre jovens de 16 a 24 anos (49%), moradores da região Sul (51%), os que cursaram até o ensino superior (60%) e os que recebem mais de 5 salários (57%). Já entre as pessoas que são contra, as taxas são mais expressivas entre os nortistas (55%), os que cursaram até o ensino médio (44%) e os que recebem de 2 a 5 salários (46%).

Gráfico de pesquisa sobre homofobia
Foto: Reprodução

Já entre os entrevistados que apoiam o governo Bolsonaro, apenas 25% aprovam o casamento homoafetivo. Neste grupo, 56% das pessoas são contrárias a essa união. Na faixa do “desaprova”, 61% são favoráveis e 28%, não.

Gráfico de pesquisa sobre homofobia
Foto: Reprodução

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link