
Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) revela que 64% dos brasileiros consideram correta a postura do governo do presidente Lula (PT) ao defender a soberania nacional diante das sanções impostas pelos Estados Unidos. Para 26%, o governo age de forma errada, enquanto 10% não souberam ou não responderam.
O levantamento ocorre em meio à expectativa de novas retaliações após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Os Estados Unidos, por decisão do presidente Donald Trump, aplicaram uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Washington justificou a medida alegando desequilíbrio comercial e classificou o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) como uma “caça às bruxas”.
Apoio ao Brics
A pesquisa também mostrou que 53% dos entrevistados apoiam a defesa de Lula por uma maior integração do Brasil ao Brics, enquanto 29% discordam e 18% não souberam opinar. O bloco é formado por onze países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Em julho, durante reunião de líderes, Lula defendeu a criação de um “novo sistema financeiro no mundo” e pediu a revisão das dívidas de países emergentes. Ele também afirmou que os membros do Brics devem ampliar negociações usando moedas além do dólar.
O levantamento da Quaest foi encomendado pela Genial Investimentos e entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.
Confira: