64% dos brasileiros não lembram em quem votaram para o Congresso, diz Datafolha

Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 18:14
Plenário do Senado Federal
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (1º) aponta que mais de 60% dos brasileiros não lembram em quem votaram para o Congresso. Seis a cada dez eleitores dizem não se lembrar do nome do deputado federal ou do senador em quem votaram em 2018.

Entre os entrevistados, 64% declaram não se lembrar do nome do candidato a deputado federal escolhido há quatro anos e 65% não se recordam do nome do senador em quem votaram.

Entre os que declararam se lembrar do voto, cerca de 15% afirmam que o escolhido acabou sendo eleito. Apesar disso, os dados revelam que, entre os que afirmam se recordar do político escolhido, pouco mais de um terço afirma não acompanhar o trabalho do eventual político eleito na Câmara dos Deputados ou no Senado.

Segundo o Datafolha, a avaliação do desempenho de deputados e senadores segue baixa mesmo após a aprovação do pacote de bondades eleitorais. A rejeição é de 39%, com apenas 12% de aprovação, sendo um dos piores resultados do Congresso.

Houve uma oscilação positiva em comparação à pesquisa anterior, de dezembro. Na época, o índice dos que classificavam o desempenho do Congresso como ruim ou péssimo era 41%; os que diziam ser ótimo ou bom somavam 10%.

O Datafolha entrevistou  2.556 eleitores de 183 municípios nos dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link