73% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo Bolsonaro, diz Datafolha

A percepção é maior entre o público jovem

Atualizado em 29 de julho de 2022 às 17:17
Jair Bolsonaro
Foto: Sergio Lima / AFP

Um novo levantamento realizado pelo instituto Datafolha, publicado nesta sexta-feira (29), aponta que 73% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Aqueles que dizem não haver corrupção são 19%, enquanto 8% alegam não saber responder.

No ano passado, o levantamento mostrou um resultado semelhante ao de agora. Na época, 70% da população via atos corruptos no governo, 23% diziam que não e 7% não sabiam responder.

Como aponta o instituto, a maioria dos jovens (80%) tem a ideia de que o governo atual é corrupto, e é quase unânime entre quem reprova o governo (94%).

Dentre os eleitores de Bolsonaro, 49% dizem que não há corrupção, e entre os que aprovam a atual gestão, 51% acreditam na honestidade do governo.

Contudo, apesar de o número parecer alto, outros fatores incomodam mais do que o problema de corrupção para os entrevistados, como saúde, economia, miséria, educação e violência urbana. Segundo a pesquisa, o tema que mais preocupa os brasileiros é a saúde (20%), seguida da economia (13%) e do desemprego (10%).

2.566 eleitores foram ouvidos pela pesquisa, entre os dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link