Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Atlas, divulgada na manhã desta terça-feira (10), apontou que 75,8% dos brasileiros discordam dos atos terroristas nas sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), que foram promovidos pelos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ainda sobre a atuação terrorista, outros 18,4% dos entrevistados concordam com os ataques dos golpistas, enquanto a menor parcela, 5,8%, não sabe ou não respondeu.
Por outro lado, na visão de 53% entrevistados, as invasões são “completamente injustificadas”. 27,5% acreditam ser “justificadas em parte”. 10,5% informaram ser “completamente justificadas”.
A pesquisa questionou se a ação dos manifestantes terroristas é de responsabilidade de Bolsonaro, que fugiu para os Estados Unidos. A grande maioria respondeu que sim, em 50,2%. Aqueles que não culpam o ex-presidente são uma parte menor, 42,7%. E os que não souberam responder, são apenas 7,1% dos entrevistados.
Os entrevistados foram indagados sobre uma possível intervenção federal em Brasília. 69% dos entrevistados concordaram com a ideia de um possível decreto de Lula, mas 25,7% rejeitaram. A menor parte, 5,4%, não soube responder.
A sondagem também levantou dados sobre o eventual pedido de prisão do ex-ministro e ex-secretário de Segurança, o delegado Anderson Torres (União), pelo advogado Geral da União, o ministro Jorge Messias. A maioria, uma parcela de 51,1%, concordou.
Na opinião de 56,4%, Lula venceu a eleição presidencial. 39,7% respondeu que o presidente eleito “não ganhou mais votos”. Ainda assim, os entrevistados também foram questionados sobre uma intervenção militar e sobre uma ditadura. Nas duas perguntas a maioria foi contra, com 54,1% e 73,5%, respectivamente.
O levantamento foi realizado nos dias 8 e 9 de janeiro e consultou um total de 2,2 mil pessoas por meio de um método de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, e tem um nível de confiança de 95%. Como foi feito pela internet, os resultados não podem ser comparados com pesquisas que utilizam métodos distintos.