8 de janeiro: inquérito do Exército culpa Lula por invasões e tenta livrar a cara de militares

Atualizado em 31 de julho de 2023 às 13:42
Golpistas durante atos terroristas em Brasília
Foto: Ton Molina

Um inquérito policial militar aberto para investigar soldados que deveriam ter protegido o Palácio do Planalto durante o 8 de janeiro livrou as tropas de culpa e responsabilizou a Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, que faz parte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Segundo o documento, há “indícios de responsabilidade” da pasta. A informação é da Folha de S.Paulo.

O inquérito diz que, se houvesse um planejamento “adequado” no início do governo Lula, seria possível ter evitado a destruição do palácio ou os danos teriam sido menores. O relatório é sigiloso e foi finalizado em 2 de março, mas recebeu uma complementação no dia 14 do mesmo mês.

A investigação não cita o nome de nenhum dos responsáveis e indica a responsabilidade de maneira genérica da secretaria, que era chefiada pelo general Carlos Feitosa Rodrigues, que chegou ao cargo em 2021 e foi mantido durante o governo Lula pelo general Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do GSI. Também há menção ao DSeg, do Departamento de Segurança Presidencial, que seria responsável por “acionar o deslocamento” da tropa de choque do Exército.

Segundo o inquérito militar, “resta evidente” que “o planejamento, o acionamento e o emprego” de militares “no tocante às ações ligadas à manutenção da integridade física do Palácio do Planalto e adjacências” é tarefa da secretaria.

O documento diz que era obrigação da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial “buscar informações indispensáveis ao planejamento de ações preventivas” junto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e aos órgãos da Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal.

Terroristas no corredor próximo ao gabinete presidencial no Palácio do Planalto. Foto: Reprodução

O inquérito compara o número de militares no dia 8 de janeiro com a quantidade de soldados acionados para o dia 31 de julho do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro convocou apoiadores contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, havia 110 membros das Forças no local, o triplo do enviado pelo Comando Militar do Planalto durante o ataque terrorista: 36.

“Desta forma, é possível concluir que, sendo realizado um planejamento das ações de segurança adequado, com o acionamento de valor de tropa suficiente, a execução das ações de segurança por parte das tropas do CMP teria melhores condições de êxito”, diz o documento.

Para os militares responsáveis pelo inquérito, as tropas não tinham condições de reagir ao ataque golpista por falta de planejamento. “Nesse sentido, a invasão ao Palácio do Planalto poderia ter sido evitada ou minimizado os danos patrimoniais sofridos”, afirmam.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link