Vídeo que viralizou de casal rico elogiando tiros na favela é de documentário

Atualizado em 27 de abril de 2022 às 8:30
Cena do documentário “Um Lugar ao Sol”

Viralizou o vídeo de um casal falando sobre sua cobertura no Rio. “A gente consegue ver as coisas bonitas daqui. O morro Dona Marta mudou. Tem fogos quase todo dia. As gangues trocam tiros e as balas são coloridas”, diz a mulher.

É um trecho do documentário “Um lugar ao sol”, de 2009. Dirigido por Gabriel Mascaro, fala das moradias luxuosas do Recife, São Paulo e Rio de Janeiro pela voz de seus donos.

Mascaro obteve acesso aos moradores das coberturas através de um livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. Das 125 catalogadas no livro, apenas nove cederam entrevistas.

O discurso é mais ou menos o mesmo: a segurança, em primeiro lugar, seguida do status. Mascaro mostra o abismo social no Brasil.

Em São Paulo, uma mulher mostra mais de 50 câmeras espalhadas pelo apartamento, além de um cachorro empalhado e um animal de pelúcia que acaricia o tempo todo durante a entrevista.

Ela afirma que, por morar em um andar tão elevado, está mais próxima de Deus e, consequentemente, poderá ser ouvida e atendida mais facilmente em suas preces. Talvez não esteja errada.