Justiça determina envio de helicópteros e embarcações para ajudar nas buscas de jornalista e indigenista

Atualizado em 8 de junho de 2022 às 15:34
Buscas por Bruno Pereira e Dom Phillips
Fotos: Daniel Marenco/O Globo e reprodução Twitter

Com as buscas no Amazonas pelos desaparecidos, o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, ainda em andamento, a Justiça determinou ao governo federal o envio imediato de helicópteros e embarcações á região.

“Pelo exposto, determino à ré União que efetive imediatamente obrigação de fazer no sentido de viabilizar o uso de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, seja das Forças de Segurança ou das Forças Armadas [Comando Militar da Amazônia], tendentes a localizar as pessoas Bruno Pereira [cidadão brasileiro] e Dom Phillips [cidadão inglês]”, diz a decisão da Justiça, que continuou – “Ficam os órgãos autores [Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União] autorizados a requisitar diretamente das instituições referidas – todas com expertise na região Amazônica – [Polícia Federal, Comando Militar da Amazônia e Força Nacional de Segurança], as providências urgentes e necessárias ao cumprimento da presente decisão”.

A dupla de viajantes está desaparecida desde domingo (05/06) no Vale do Javari, no Amazonas e associações indígenas dizem que houve pouca evolução no esclarecimento do caso ate esta quarta-feira (08/06).

A Polícia Civil interrogou cinco pessoas que tiveram contato com os desaparecidos. Elas foram liberadas em seguida, sendo uma na condição de suspeita e quatro em condição de testemunha.

Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Phillips queria chegar a localidade chamada Lago do Jaburu para entrevistar indígenas, acompanhado do brasileiro que era grande conhecedor da região.

“Não podemos descartar alguma outra hipótese. Mas desconhecimento de área por alguma fatalidade, errou o caminho, coisa do tipo que sempre acontece, isso está descartado, porque o Bruno era um exímio conhecedor tanto da caminhada em mata quanto em caminhadas de barcos”, disse Yura Marubo, assessor jurídico da Univaja.

A Unijava divulgou uma nota, assinada também por outras associações representantes de povos indígenas, que informou que a dupla desapareceu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte (AM).