Bolsonaro pediu ajuda contra Lula a Biden, que mudou de assunto, diz a Bloomberg

Atualizado em 11 de junho de 2022 às 19:00
Bolsonaro e Biden na Cúpula das Américas, nos EUA

A Bloomberg deu matéria dos bastidores do encontro entre Bolsonaro e Biden na Cúpula das Américas, em Los Angeles, nesta semana. 

De acordo com a reportagem de Eric Martin, o presidente do Brasil pediu ao americano que o “ajude a se reeleger” contra Lula.

É um golpista ordinário e derrotado, morrendo de medo da prisão (destino da boliviana Jeanine Áñez, que pegou dez anos), esperando uma mãozinha dos Estados Unidos. 

Alguns trechos:

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro pediu ajuda ao presidente dos EUA, Joe Biden, em sua candidatura à reeleição durante uma reunião privada na cúpula regional nesta semana, retratando seu oponente de esquerda como um perigo para os interesses dos EUA, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Durante a reunião desta quinta-feira, Biden sublinhou a importância de preservar a integridade do processo eleitoral democrático do Brasil e, quando Bolsonaro pediu ajuda, Biden mudou de assunto, disse uma das pessoas. Os comentários de Bolsonaro a Biden sobre seu rival, Luiz Inácio Lula da Silva, ecoaram suas advertências públicas sobre o ex-presidente de dois mandatos, segundo as fontes que pediram anonimato.

A assessoria de imprensa da presidência do Brasil não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, enquanto a assessoria de imprensa da Casa Branca se recusou a comentar imediatamente.

A reunião de quase uma hora, a primeira desde a eleição de Biden em 2020, ocorreu em particular durante a Cúpula das Américas em Los Angeles. Bolsonaro disse a repórteres depois que ele e Biden “falaram superficialmente” sobre a eleição. Em comentários públicos no início de sua reunião, Biden disse que o Brasil tem uma democracia vibrante e inclusiva e instituições eleitorais fortes.

Pesquisas mostram Bolsonaro atrás de Lula antes da eleição do Brasil em outubro. Lula ganharia 47% dos votos no primeiro turno, enquanto Bolsonaro ficaria com 29%, segundo pesquisa do instituto Quaest nesta quarta-feira. (…)

Bolsonaro, um aliado próximo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, expressou nesta semana dúvidas sobre a legitimidade da vitória eleitoral de Biden. Em declarações a uma emissora de televisão local no Brasil em 7 de junho, Bolsonaro afirmou que houve fraude generalizada na eleição dos EUA que Biden venceu, repetindo as teorias da conspiração que o ex-presidente dos EUA levantou consistentemente desde novembro de 2020.

Os comentários ecoaram as tentativas renovadas de Bolsonaro de desacreditar o sistema de votação eletrônica no Brasil, onde ele busca um segundo mandato. (…)

Lula, que foi presidente de 2003 a 2010, teve um bom relacionamento com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a quem Biden atuou como vice, durante quase dois anos em que os dois se sobrepuseram como chefes de governo.