93% dos brasileiros condenam atos terroristas no DF e maioria defende prisões, diz Datafolha

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 1:25
Golpistas invadem o Congresso Nacional. Foto: Reprodução

Divulgada na noite desta quarta-feira (11), uma pesquisa feita pelo Datafolha indica que 93% dos brasileiros condenam os atos terroristas promovidos por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (8), em Brasília. 3% dizem ser favoráveis às mobilizações golpistas.

Dos entrevistados, 2% disseram ser indiferentes à depredação ocorrida no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. 1% não soube opinar.

Gráfico Datafolha

Segundo o levantamento, 46% dos entrevistados acreditam que todos os envolvidos nas depredações devem ser presos, enquanto 15% acham que a maioria deveria ir para a prisão. Outros 15% avaliam que apenas alguns deveriam ser presos e 9% defendem que ninguém deveria estar detido. 4% não souberam responder.

Gráfico Datafolha

A pesquisa ainda considerou a expectativa de punição pelo Judiciário. Dos ouvidos, 77% acreditam que os terroristas serão punidos, 42% esperam uma pena dura e 35%, uma branda. 17% acham que nada acontecerá aos criminosos, enquanto 6% não sabem.

Gráfico Datafolha

O Datafolha entrevistou 1.214 pessoas com mais de 16 anos na terça-feira (10) e nesta quarta-feira (11) por telefone em todo o Brasil. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link