CPMI do 8 de janeiro: Governistas querem investigar caso das joias e pretendem convocar Wassef e Lourena Cid

Atualizado em 14 de agosto de 2023 às 6:50
Mauro Cid na CPMI dos Atos Golpistas – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A base do governo na CPMI dos Atos Golpistas quer fazer uma série de convocações para aprofundar as investigações sobre o suposto esquema de venda de joias e outros itens dados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na condição de presidente da República. A informação é do jornal O Globo.

Há também pedidos de recolhimento dos passaportes do ex-chefe do Executivo e de sua mulher, Michelle Bolsonaro. Governistas ainda querem a quebra de sigilo fiscal de Bolsonaro e Michelle, o que também foi pedido pela Polícia Federal PF.

Parlamentares querem ver na comissão o general Mauro César Lourena Cid, pai de Mauro Cid, o tenente Osmar Crivelatti e o advogado Frederick Wassef. Os três foram alvos de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (11).

Gabriela Cid, mulher de Mauro Cid, é outra que os governistas tentam convocar. O senador Rogério Carvalho (PT-SE), um dos que solicitou a convocação, justificou que ela “tem acesso a conteúdos extraídos do telefone celular de Mauro Cid que revelam suposto planejamento e tentativa de golpe de Estado”.

Presidente da CPMI diz que tomará “medidas cabíveis” contra Cid
Mauro Cid na CPMI dos Atos Golpistas – Foto: Reprodução

Também existe um requerimento para convocar Maria Farani, ex-assessora que auxiliou Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a redigir uma mensagem em inglês para procurar compradores para o relógio.

O presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), resiste a apurar o esquema e considera que entrar no assunto seria fazer da comissão um “palco de discussões estranhas” ao 8 de janeiro. Por outro lado, o governo tem maioria no colegiado e faz questão de entrar no assunto.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) discorda de Maia e avalia que investigar o assunto tem conexão com os atos golpistas. Já o deputado Rubens Júnior (PT-MA) disse que a base do governo vai ter que “construir essas convocações” para superar a discordância do presidente do colegiado

Segundo o parlamentar, um dos objetivos da CPMI é apurar os “instigadores” e a cadeia de acontecimentos que resultou no 8 de janeiro, o que inclui a arrecadação de recursos via negociações de itens de luxo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.