
Para 51,4% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro era o responsável pelo suposto esquema de venda de presentes oficiais no exterior. Os dados são de pesquisa feita pelo Instituto Opinião para o Congresso em Foco e mostram ainda que 27,5% não vê envolvimento dele com o episódio.
Segundo o levantamento, 84% dos eleitores do presidente Lula acreditam que Bolsonaro liderava o esquema. Entre apoiadores do ex-presidente, no entanto, só 6% acreditam que ele tenha responsabilidade no episódio e 63% descartam essa hipótese.
O percentual de eleitores do ex-presidente que acredita que ele tenha conhecimento das negociações é de 25%. Entre os apoiadores do petista, o índice é de 88%.
Entre a população brasileira no geral, 59,1% tem conhecimento sobre as investigações do caso e outros 21,9% declaram desconhecer o episódio.
A pesquisa ainda ouviu eleitores sobre a inelegibilidade do ex-presidente, declarada em junho pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para 51,4% dos entrevistados, a condenação foi justa, para 32,1%, injusta e outros 16,5% não souberam responder.
O Instituto Opinião ouviu 2 mil eleitores entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
