Ex-diretor da PRF pediu para Bolsonaro se encontrar com suspeito de fraudar licitações da corporação

Atualizado em 24 de agosto de 2023 às 19:45
Silvinei Vasques e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques pediu a Jair Bolsonaro que recebesse um empresário suspeito de fraudar licitações da corporação. Em mensagem de WhatsApp, o bolsonarista disse que Junot de Maria, representante da empresa americana Combat Armor Defense do Brasil, gostaria de “dar um abraço” nele. A informação é do jornal O Globo.

Na época em que a mensagem foi enviada, o ex-presidente estava nos Estados Unidos. A empresa americana foi contratada pelo governo Bolsonaro para fornecer veículos blindados à PRF, aquisição que rendeu mais de R$ 30 milhões para a companhia entre 2020 e 2021. A aquisição é alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF).

A mensagem foi obtida pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro através de uma quebra de sigilo telemático. O diálogo estava em captura de tela do celular de Vasques. Não foi encontrada nenhuma resposta do ex-presidente.

Mensagem enviada por Silvinei Vasques a Bolsonaro. Foto: Reprodução

Na data mencionada pelo ex-chefe da PRF, Boolsonaro participou do evento “Power Of The People”. Na época, Junot era representante da Combat Armor Defense no Brasil. Ele permaneceu no posto até 2 de agosto deste ano, quando foi afastado da função por conta da investigação do MPF, aberta em junho.

Nos Estados Unidos, a empresa pertence a Daniel Beck, apoiador do ex-presidente americano Donald Trump.

A relação entre Vasues e Junot é investigada pelo MPF do Rio de Janeiro. O órgão abriu um procedimento para apurar se houve fraude nos processos de licitação e se havia necessidade para comprar veículos blindados para a corporação.

Dos 29 blindados comprados pela corporação, nove estavam parados sem uso na sede. Os veículos têm o emblema da Combat Armor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.