Lula não tem pretensão de reconduzir Aras ao comando da PGR, dizem aliados

Atualizado em 25 de agosto de 2023 às 8:29
Augusto Aras e Lula. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem indicado a aliados que não tem pretensão de reconduzir Augusto Aras ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Em conversas com auxiliares, o petista não demonstra disposição de mantê-lo no cargo por mais dois anos, embora a recondução do PGR conte com apoio de aliados como o líder do governo Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Na avaliação de auxiliares do mandatário, a falta de um “franco favorito” ao cargo entre os nomes que estão postos é o que mantém Aras na lista de cotados.

Vale destacar que o que pesa contra a recondução do PGR é sua ligação direta com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além da avaliação de que falhou na contenção ao ex-chefe do Executivo durante o avanço da Covid-19.

Aliados sugerem a Lula buscar 'genérico' de Aras para PGR - 03/08/2023 - Poder - Folha
Lula e Augusto Aras. Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (24), o presidente petista recebeu Aras em seu gabinete, no Palácio do Planalto, em Brasília, em uma conversa de uma hora e 20 minutos. A conversa foi acompanhada por Jaques Wagner, pelo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, e pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Flavio Dino (Justiça).

Os próximos candidatos, entretanto, serão recebidos por Lula a partir de setembro. Integrantes do governo têm defendido que todos os candidatos devem ser ouvidos. O vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gonet e os subprocuradores-gerais Antônio Carlos Bigonha e Mario Bonsaglia são os outros nomes com força na disputa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.