Militares anunciam golpe de Estado no Gabão, cancelam eleições e fecham fronteira do país

Atualizado em 30 de agosto de 2023 às 7:34
Golpe de estado em curso no Gabão, depois de um grupo de militares terem anunciado a dissolução de todas as instituições democráticas. (Foto: AFP)

Poucos minutos após a difusão dos resultados oficiais das eleições gerais que deram a vitória a Ali Bongo com 64,27% dos votos, um grupo de militares assumiu o poder anunciando a anulação das eleições e a dissolução das instituições.

O anúncio foi feito por um grupo de soldados gaboneses, no canal de televisão público Gabon 24, cujos estúdios se encontram no palácio presidencial.

Enquanto eram anunciados os números, pouco antes das 05h00 da manhã, a transmissão foi interrompida por alguns minutos. Uma dúzia de militares apareceu então no ecrã.

“Colocamos fim ao regime em vigor”, afirmou um deles ao ler um comunicado proclamando a anulação das eleições e a dissolução das instituições.

Em nome de um “Comité de transição e restauração das instituições” e após constatar “uma governação irresponsável e imprevisível que se traduziu numa deterioração contínua da coesão social com risco de conduzir o país ao caos (…) decidimos defender a paz, colocando um término ao regime em vigor”, nesse sentido “anulamos as eleições gerais de 26 de Agosto de 2023 assim como os resultados fraudulentos”.

Confira:

Em nome do povo gabonês e em prol da transição e restauração das instituições, os sectores de defesa e segurança unem-se no comité para a transição e restauração das instituições (cri), com o objetivo de defender a paz decidimos colocar um fim ao atual regime.

Nesse sentido, as eleições gerais de 26 de agosto de 2023, juntamente com os resultados fraudulentos, são anulados.

As fronteiras permanecerão fechadas até nova ordem. todas as instituições da república estão dissolvidas.

Apelamos à população das comunidades dos países fortemente estabelecidos no gabão, bem como aos gaboneses da diáspora, que mantenham a calma e serenidade.

Reafirmamos o nosso compromisso de respeitar os compromissos do gabão perante a comunidade nacional e internacional.

Originalmente publicado em RFI

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link