Jogadoras do Santos acusam ex-técnico de assédio moral e sexual

Atualizado em 7 de setembro de 2023 às 21:25
Kleiton Lima foi demitido pelo Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Kleiton Lima durante coletiva de imprensa no Santos. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Jogadoras do time feminino do Santos acusam o técnico Kleiton Lima de assédio sexual e moral durante seu tempo como comandante da equipe. Ele foi demitido nesta quinta-feira (7) após as atletas terem entregue à diretoria do clube diversas cartas que descrevem situações constrangedoras com o treinador.

O Globo Esporte teve acesso a 19 dessas cartas e publicou alguns trechos online. “Estou falando apenas do lado profissional, mas também estou cansada de seus comentários sobre os nossos corpos de uma maneira desrespeitosa, cansada de seus toques de maneira indevida”, disse uma das jogadores, que não se identificou na carta.

Já outra atleta afirmou que o treinador também era bastante agressivo: “Com o passar do tempo, essas situações além de persistirem e se agravarem, abriu portas para agressões verbais, humilhações em público e de forma particular, atitudes de extremo desrespeito para com as atletas.”

Entre os relatos, diversas jogadoras afirmaram que Kleiton costumavam tocá-las de maneira indevida, além de “não usar roupa íntima” ao ponto de “deixar transparecer o órgão genital”. O grupo também citou a conduta de Julio Resende, que é analista de desempenho do clube, mas o Globo Esporte não especificou quais foram as reclamações acerca do ex-funcionário.

O Santos, por sua vez, enviou uma nota ao Globo Esporte em que afirmou “que está apurando o caso, conversou com o profissional, que negou todos os fatos, mas colocou o cargo à disposição, o que foi aceito pela Diretoria para melhor apuração do caso”.

Kleiton Lima era técnico do Santos desde agosto de 2022. No entanto, essa era segunda passagem do treinador, que havia coordenado o time feminino no início dos anos 2000.

Ele também foi consultado pela reportagem e nega todas as acusações. “Tomei conhecimento também de supostas queixas de assédio, o que me causou estranheza e revolta. Uma acusação dessa é muito grave e tomarei minhas providências legais, quem denuncia tem que provar”, disse ele, em parte do comunicado.

Confira na íntegra uma das cartas divulgadas pelo GE:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link