
Durante o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, réu pelo ataque terrorista de 8 de janeiro, no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes exibiu um vídeo em que o acusado diz que vai “cagar” no Senado Federal. O registro foi encontrado por investigadores no celular do bolsonarista.
“Supremo é o povo. Os caras cagam tanto no Brasil que eu acho que vou cagar lá dentro do Senado, estou nem aí. Tem um espelho d’água, vou nadar lá, aquilo lá é meu”, diz Aécio no vídeo. Segundo Sebastião Coelho, seu advogado, o registro mostra que ele estava “descontraído” e não há “nenhum ânimo de violência” na ocasião. Veja:
Eis um golpista animado. Terá muitos anos em regime fechado para refletir sobre suas escolhas. Queria “zagar”? “Zagou” e sentou em cima. Até na escolha do advogado. Em O É da Coisa. pic.twitter.com/3CUokYZ3xn
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) September 13, 2023
“Pode constatar que é um ânimo tranquilo, de uma pessoa tranquila, que está ali festejando. Na cabeça dele, aquilo ali era uma vitória”, alegou o advogado do bolsonarista em outro momento do julgamento.
Antes da exibição do vídeo, Moraes fez a leitura de uma transcrição do vídeo e disse que a gravação mostra que o réu incentivou os ataques na data.

“Aécio Lúcio Costa Pereira incentiva a invasão, os atos golpistas, a depredação e o vandalismo, inclusive dizendo que ‘acha que defecará dentro do Senado e que nadará dentro de espelho d’água que há no local'”. Posteriormente, após a exibição do registro, ele ironizou: “Realmente um passeio pacífico no dia 8 de janeiro”.