
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém uma aprovação de 52%, uma diminuição de um ponto percentual em relação a julho, enquanto 46% desaprovam seu desempenho na Presidência, permanecendo no mesmo patamar do levantamento anterior, conforme revela pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (26).
De acordo com a pesquisa, 44% avaliam o governo de Lula de maneira positiva, o que se mantém inalterado em relação a dois meses atrás, enquanto aqueles que o consideram de forma negativa representam 42%, em comparação com 40% em julho
A parcela que avalia o governo como regular é de 13%, em comparação com 16% anteriormente. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, destacou: “A aprovação de Lula permaneceu constante nos últimos seis meses, sem movimentos expressivos de aumento ou queda, devido à polarização política contínua após as eleições presidenciais. No entanto, há sinais de alerta nesta última rodada da pesquisa”.
“A segurança pública, por exemplo, é a área com pior desempenho do governo, com 47% de avaliação como péssimo, afetando principalmente a Região Nordeste, que ainda é um bastião de apoio a Lula”, acrescentou Roman. “Isso revela uma vulnerabilidade crescente que pode impactar as próximas rodadas”.
A pesquisa também avaliou várias áreas do governo. Direitos humanos e igualdade racial obtiveram 49% de avaliação como ótimo e bom e 47% de avaliação como ruim e péssimo, enquanto relações internacionais tiveram 48% de avaliação positiva e 45% de avaliação negativa.

Na área de responsabilidade fiscal e controle de gastos, a avaliação positiva foi de 38%, enquanto a negativa foi de 51%. Em segurança pública, 36% avaliaram a atuação do governo como ótima ou boa, enquanto 56% a consideraram ruim ou péssima.
Comparando Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a pesquisa indicou que Lula é visto como tendo um desempenho melhor em todas as áreas pesquisadas.
Nas relações internacionais, 56% veem Lula com um desempenho superior, enquanto 38% acreditam que ele é pior do que Bolsonaro. Em questões ambientais, 54% preferem o desempenho de Lula, enquanto 39% acreditam que a situação piorou em comparação com Bolsonaro.
Quanto à responsabilidade fiscal e controle de gastos, 49% acham que Lula é melhor, enquanto 41% consideram que essa área piorou em comparação com a gestão anterior.
A pesquisa AtlasIntel também mostrou que 58% dos entrevistados são a favor de uma reforma tributária, enquanto 16% são contra. Em relação a questões de costumes, 19% são a favor da legalização do aborto, enquanto 68% são contra, e 19% são a favor da legalização da maconha, enquanto 73% são contrários.
Sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus ministros, a pesquisa revelou que 47,7% dos entrevistados não confiam no trabalho dos magistrados, enquanto 44,5% confiam.
Além disso, 44,7% acreditam que a maioria dos ministros do STF está atualmente demonstrando competência e imparcialidade no julgamento de processos perante a corte, ao passo que 40,8% acham que não.
A AtlasIntel coletou respostas online de 3.038 pessoas entre os dias 20 e 25 de setembro.