Haddad demite chefe da Receita que acessou dados de desafetos de Bolsonaro

Atualizado em 5 de outubro de 2023 às 13:46
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Reprodução

Ricardo Pereira Feitosa, chefe da inteligência da Receita Federal no início da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi demitido do cargo de auditor fiscal nesta quinta (5). Em portaria, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que ele se valeu do cargo “para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública”.

Em 2019, Feitosa acessou e copiou dados fiscais sigilosos de desafetos de Bolsonaro. Na ocasião, ele era chefe da inteligência da Receita e teve coo alvos o então procurador-geral de Justiça do Rio Eduardo Gussem, coordenador das investigações sobre as “rachadinhas”; e dois políticos rompidos com a família: o empresário Paulo Marinho e o ex-ministro Gustavo Bebianno.

Ele esteve no Palácio do Planalto na véspera do acesso aos dados e retornou ao local após a conclusão do trabalho, indo diretamente ao gabinete de Augusto Heleno então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro Eduardo Gussem, o empresário Paulo Marinho e o ex-ministro Gustavo Bebianno

A Polícia Federal abriu uma investigação após a revelação do caso e a Receita instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que recomendou ad emissão de Feitosa do posto. A decisão final após a recomendação do órgão cabia ao ministro da Fazenda.

Os dados foram acessados em três sistemas sigilosos da Receita. Ele trabalhava no escritório do órgão em Cuiabá antes de assumir o posto de chefe nacional da inteligência do órgão em maio de 2019.

Pela lei, com a demissão do posto, ele não poderá ocupar cargo público federal pelo prazo de cinco anos. Feitosa e sua defesa não se manifestaram sobre a demissão, mas eles negaram a devassa ilegal nos dados fiscais de desafetos de Bolsonaro anteriormente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.