EUA e potências europeias emitem nota em apoio a Israel e alertam o Irã

Atualizado em 9 de outubro de 2023 às 22:00
Prédio destruído na Faixa de Gaza. Foto: Mohammed Abed/AFP

Os Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha e Itália emitiram nesta segunda-feira (9) uma declaração conjunta expressando o seu “apoio firme ao Estado de Israel”. No comunicado, os países classificaram as ações do Hamas como “terríveis atos de terrorismo”.

“As ações do Hamas não têm justificativa, não têm legitimidade e devem ser universalmente condenadas”, dizem os países “Nada, jamais, justifica o terrorismo”.

Segundo a nota, os países se comprometem a apoiar “Israel nos seus esforços para se defender e proteger seu povo contra tais atrocidades”.

Os líderes ocidentais ainda disseram que “nos próximos dias, permaneceremos unidos e coordenados, juntos como aliados e como amigos comuns de Israel, para garantir que Israel possa se defender e, em última análise, estabelecer as condições para uma região do Oriente Médio pacífica e integrada”.

Ainda na declaração, os cincos países afirmaram que não irão tolerar que aliados do Hamas usem o conflito para se envolver na região.

Fumaça e chamas em arranha-céu na cidade de Gaza. Foto: Mohammed Salem/Reuters

“Também pedimos a outros grupos extremistas ou a qualquer Estado que possa tentar tirar proveito da situação, em especial o Irã, que não tente explorar essa situação para outros fins ou estender o conflito para além de Gaza”, declararam.

Para os países, o Hamas não representa os interesses do povo palestino. “Todos nós reconhecemos as aspirações legítimas do povo palestino e apoiamos medidas iguais de justiça e liberdade para israelenses e palestinos”, afirmam.

“Mas não se engane: o Hamas não representa essas aspirações e não oferece ao povo palestino nada além de mais terror e derramamento de sangue”, completaram.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link