Reunião do Conselho de Segurança da ONU acaba sem acordo sobre Gaza

Atualizado em 13 de outubro de 2023 às 19:10
Reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Foto: AFP

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) se reuniu nesta sexta (13) em Nova York, nos Estados Unidos, para tratar da situação da Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e o Hamas, mas não chegou a nenhum acordo. O Itamaraty afirmou, no entanto, que os países vão continuar se esforçando para aprovar um texto nos próximos dias.

A reunião do grupo aconteceria na semana que vem, mas foi antecipada a pedido do Brasil, que preside o órgão temporariamente. A Rússia apresentou um projeto de resolução pedindo um cessar fogo humanitário em Gaza e a libertação de todos os reféns por parte do Hamas.

O embaixador do país na ONU, Vassily Nebenzia, afirmou que Moscou não pode aceitar um imobilismo do Conselho diante do conflito. “Pedimos um cessar fogo imediato e que negociações ocorram para permitir a criação de um estado palestino”, afirmou.

Casas e prédios destruídos após ataques de Israel na Cidade de Gaza. Foto: Shadi Tabatibi/REUTERS

Gaza tem sido alvo de bombardeios do Exército de Israel, que já deixaram quase 1.800 palestinos mortos. A reunião do conselho foi comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o governo Lula tem trabalhado para abrir um corredor humanitário entre o país e o Egito para permitir a saída de civis e a entrada de alimentos, remédios e água.

Tropas israelenses têm cercado o entorno da Faixa de Gaza e foi imposto um “cerco total” ao país, que bloqueia a entrada de comida, água, gás e eletricidade.

Em discurso na tarde desta sexta (13), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que as ofensivas militares são “apenas o começo” e que vai “destruir” o grupo armado Hamas, que promoveu um ataque no último sábado (7).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.