Morre Celeste Fishbein, filha de brasileiros, desaparecida após ataques em Israel

Atualizado em 17 de outubro de 2023 às 9:35
Celeste Fishbein, estava desaparecida desde a manhã de sábado (7), quando o Hamas atacou Israel — Foto: Reprodução/Redes Sociais; P Photo/Adel Hana

As autoridades israelenses comunicaram à família de Celeste Fishbein, de 18 anos, que o corpo dela foi localizado após o ataque do Hamas em Israel. Celeste, filha e neta de brasileiros, havia sido sequestrada pelo grupo palestino.

“(O exército israelense) avisou a gente que a (minha) sobrinha foi assassinada. Encontraram o corpo dela”, disse Mario Fishbein, tio da jovem. A busca por Celeste iniciou-se em 7 de outubro, quando ela deixou de dar notícias após o ataque do Hamas ao território israelense.

Segundo Mario, representantes do exército israelense compareceram à residência da família para comunicar a trágica notícia, porém, não divulgaram mais informações, como a data e o local em que o corpo foi encontrado, nem as circunstâncias de sua morte. A família aguarda a liberação do corpo da jovem, que deve acontecer nesta terça ou quarta-feira.

Celeste, filha e neta de brasileiros, está entre os reféns do Hamas
Celeste Fishbein, filha e neta de brasileiros. Foto: reprodução

Celeste era uma das 199 reféns confirmadas pelas autoridades israelenses como vítimas do grupo islâmico Hamas. Ela estava no kibutz Be’eri, no sul de Israel, com seu namorado, Dor Haider, quando o grupo palestino invadiu o local, resultando em aproximadamente cem mortes.

Sua prima, Flora Rosembaun, que também foi vítima de um ataque do Hamas em 2001, relatou ao Globo que Celeste planejava obter a dupla cidadania para passar um tempo no Brasil.

“Ela estava em sua casa com o namorado no kibutz, onde também trabalhava como cuidadora de crianças. O último contato com a mãe foi às 11h30 do dia do ataque. Uma semana depois, no último sábado, o governo entrou em contato com a família para avisar que ela estava na lista de reféns”, contou Rosembaun.

Celeste faz parte de uma família de judeus brasileiros que reside em Israel. Ela atuava como babá e trabalhava em um kibutz, uma pequena comunidade rural próxima à Faixa de Gaza.

Sua mãe e avós, nascidas em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, viviam em outro kibutz na região de Gaza, depois de terem deixado o Bom Retiro, na capital paulista, rumo ao Estado de Israel.

Celeste Fishbein ao lado da mãe e da avó brasileiras, Sarah Fishbein – 94 anos – e Gladys Fishbein. — Foto: Acervo pessoal
Celeste Fishbein ao lado da mãe e da avó brasileiras, Sarah Fishbein – 94 anos – e Gladys Fishbein. — Foto: reprodução

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link