Bolsonaro depõe à PF no caso dos empresários golpistas

Atualizado em 18 de outubro de 2023 às 12:45
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o empresário Meyer Nigri. Foto: Reprodução

O ex-presidente depõe nesta quarta (18) à Polícia Federal no âmbito de inquérito que investiga empresários que defenderam golpe caso Lula vencesse as eleições de 2022. O caso tem a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e foi parcialmente arquivado.

A PF convocou Bolsonaro para depor no fim de agosto, mas seus advogados pediram um adiamento da oitiva. Ele foi intimado para depor após a corporação encontrar conversar com Meyer Nigri e por sua relação com Luciano Hang.

Em mensagens a Nigri, Bolsonaro pediu que ele repassasse “ao máximo” uma mensagem que sugeria fraude do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O ministro Barroso faz peregrinação no exterior sobre o atual processo eleitoral brasileiro, como sendo algo seguro e confiável. O pior, mente sobre o que se tentou aprovar em 2021: o voto impresso ao lado da urna eletrônica, quando ele se reuniu com lideranças partidárias e o Voto Impresso foi derrotado. Isso chama-se INTERFERENCIA, diz mensagem enviada por Bolsonaro.

A revelação das conversas resultou em mandados de busca e apreensão contra os empresários em agosto de 2022. O caso foi arquivado em agosto deste ano por Moraes, mas o ministro decidiu manter a investigação sobre Nigri, alegando que era necessário fazer novas diligências já que há um vínculo com Bolsonaro.

Segundo investigadores, a relação do empresário com o ex-presidente tinha a “finalidade de disseminação de várias notícias falsas e atentatórias à democracia e ao Estado democrático de Direito”.

Com o arquivamento, seis empresários foram livrados da investigação: José Isaac Peres (Multiplan), Ivan Wrobel (W3 Engenharia), José Koury (Barra World Shopping), André Tissot (Grupo Sierra), Marco Aurélio Raimundo (Mormaii) e Afrânio Bandeira (Coco Bambu).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.