VÍDEO: Putin simula ataque nuclear maciço à Otan

Atualizado em 25 de outubro de 2023 às 21:43
Rússia simula lançamento de mísseis nucleares contra alvos da Otan. (Imagem: Reprodução)

Em um cenário de crescente tensão global devido às guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, a Rússia realizou um exercício de retaliação nuclear maciça contra a Otan nesta quarta-feira (25), coincidindo com o fim da simulação anual de ataque atômico liderada pelos Estados Unidos.

A manobra, chamada “Grom” (trovão, em russo) foi anunciada em uma conferência com o presidente Vladimir Putin e envolveu o lançamento de mísseis intercontinentais, submarinos nucleares e bombardeiros estratégicos.

Essa ação da Rússia, que visa testar sua capacidade de retaliação nuclear, ocorreu em um momento de escalada das tensões internacionais devido à invasão da Ucrânia e ao conflito entre Israel e o Hamas palestino.

Embora isso não signifique iminência de uma Terceira Guerra Mundial, a deterioração do ambiente de segurança nuclear é motivo de preocupação, visto que tanto os EUA quanto a Rússia estão revendo suas posturas em relação ao uso de armas nucleares táticas.

A Otan, por sua vez, realizou o exercício “Steadfast Noon” envolvendo aviões estratégicos e caças táticos de 13 países, enfatizando que se trata de uma atividade de defesa.

No entanto, a distinção principal é que o exercício russo envolve armas nucleares estratégicas, enquanto o da Otan usa armas táticas de menor potência.

Esses exercícios são um reflexo das preocupações sobre a flexibilidade nas doutrinas nucleares dos EUA e da Rússia, e como isso pode afetar a segurança global.

A Rússia, em particular, busca manter sua influência regional e demonstrar força por meio de tais ações, enquanto os EUA também tomaram medidas que aumentam a incerteza sobre o uso de armas nucleares. Com informações da Folha de S.Paulo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.