Bolsonaristas confrontam Tarcísio e tentam barrar privatização da Sabesp no STF

Atualizado em 7 de novembro de 2023 às 13:15
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Alan Santos/PR

Bolsonaristas vão tentar barrar a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo, formado por economistas e advogados que integraram ou apoiaram o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quer confrontar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Uma das ideias do grupo é procurar o ministro André Mendonça para entregar informações sobre o prejuízo que a venda da estatal causaria a consumidores. O magistrado é relator de ação movida pelo PSOL e pelo PT contra a privatização da Sabesp.

“Existe uma direita preocupada com a soberania do Brasil. E a Sabesp é um ativo estratégico do país, é uma das maiores empresas do mundo na distribuição de água e também na área do saneamento básico”, diz o advogado Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro.

Ele alega que a venda da Sabesp tiraria a estatal do “monopólio público” e a entregaria ao “monopólio privado”. “Não podemos deixar a população refém de grupos empresariais que mal conhecemos”, argumenta Wajngarten.

O advogado também cita a privatização da Enel como exemplo de prejuízos que a venda da Sabesp pode gerar. Nesta semana, parte do estado ficou sem energia por mais de 50 horas após chuvas derrubarem árvores e danificarem redes de transmissão.

“Pequenos comerciantes, restaurantes, mercearias, pizzarias e padarias viram seus estoques apodrecerem em geladeiras que não funcionavam. Chefes de família que vendem no almoço para pagar a janta foram impedidos de trabalhar”, afirma.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.