
Nesta terça (14), o bairro Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, registrou sensação térmica de 58,5ºC. Esse é o maior índice registrado no município desde 2014, quando a prefeitura começou a fazer a medição, por meio do sistema Alerta Rio.
Na zona norte, em Irajá, a temperatura chegou a 42,5ºC no início da tarde. A previsão para esta terça era que o estado chegasse até 39ºC, mas o calor vem sendo influenciado por um sistema de alta pressão e massa de ar quente, segundo o Alerta Rio.
A previsão é que haja pancadas de chuva na cidade na noite desta terça. “O céu claro estará passando de parcialmente nublado a nublado ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva isoladas com raios, a partir da noite. Os ventos estarão moderados, ocasionalmente fortes”, diz o órgão.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou um aumento da força dos ventos na cidade no início da tarde de hoje, com 57,6 km/h. Há previsão de pancadas de chuva nesta quarta (15), mas o calor prosseguirá, com máxima acima de 36ºC, podendo chegar a 41ºC, e mínima entre 21ºC e 23ºC nos próximos quatro dias.
A Defesa Civil do estado chegou a emitir um alerta de temperaturas altas até domingo (19) e o Inmet comunicou que há risco de “grande perigo” por conta do calor em diversas regiões.
Ao menos 43 cidades, distribuídas em 10 estados, superaram os 40ºC nesta segunda (13). Os estados mais impactados pela onda de calor foram Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Segundo o Inmet, essa alta de temperatura deve afetar cerca de 1.413 municípios, sendo 1.138 deles com alerta vermelho (cinco graus acima da média habitual por mais de cinco dias consecutivos).