Internações por Covid seguem aumentando em hospitais privados de SP, diz pesquisa

Atualizado em 18 de novembro de 2023 às 13:34
Leitos de Covid-19 em São Paulo. Foto: reprodução

Em São Paulo, os números de internações por Covid-19 continuam a crescer. Segundo um levantamento realizado pelo SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo) em 86 hospitais privados do estado, 76% deles testemunharam um aumento no número de pacientes internados nos últimos 15 dias devido à doença.

Essas hospitalizações abrangem tanto os leitos clínicos quanto as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O estudo foi conduzido entre 6 de novembro e a última quinta-feira (16).

Uma pesquisa anterior realizada em outubro pela mesma entidade já indicava o crescimento das internações por Covid-19, registrando um percentual semelhante de 76%.

Desta vez, 55% dos hospitais observaram um crescimento de até 5% nas internações em leitos clínicos, enquanto outros 43% relataram um aumento entre 6% e 10% nas hospitalizações.

No levantamento de outubro, a maioria esmagadora (92%) dos hospitais apontou um aumento de até 5% nas internações clínicas por Covid-19, com apenas 2% registrando um crescimento entre 6% e 10%.

Atendimento na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal M'Boi Mirim, gerido pelo Einstein, em São Paulo
Atendimento na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal M’Boi Mirim, gerido pelo Einstein, em São Paulo — Foto: Divulgação/Fábio H. Mendes

Em relação às internações em UTIs, os números permaneceram semelhantes em ambos os levantamentos. Na pesquisa mais recente, 96% das unidades relataram um aumento de até 5% nas hospitalizações na UTI. Em outubro, 92% dos hospitais apontaram essa faixa de crescimento.

De acordo com o Dr. Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, esses dados indicam a persistência do vírus no estado de São Paulo. “A Covid continua presente e não demonstrou sinais de diminuição em nossos hospitais. O caminho mais eficaz é a conclusão do esquema vacinal”, ressalta.

O SindHosp também constatou um aumento nos casos de pessoas atendidas em prontos-socorros com suspeita de Covid em 81% dos estabelecimentos durante novembro.

Entre os hospitais que realizam o exame, 62% observaram um aumento de 6% a 10% na positividade (resultados positivos) para Covid durante o mesmo período.

Pessoas entre 30 e 50 anos estão entre as mais atendidas devido à doença, segundo 41% das instituições de saúde que participaram da pesquisa.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link