O que pensam os brasileiros sobre prisão de Bolsonaro pelo 8/1, segundo pesquisa Atlas

Atualizado em 21 de novembro de 2023 às 19:23
Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente. Foto: reprodução

Os brasileiros estão divididos sobre uma possível punição ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelos ataques terroristas de 8 de janeiro em Brasília. Pesquisa Atlas Intel mostra que há um empate entre o número de pessoas que são favoráveis e contrárias a uma pena contra ele pelo episódio.

Segundo o levantamento, 46% dos entrevistados são favoráveis à punição do ex-presidente e outros 46%, contra. Entre os entrevistados, 8% não souberam responder.

A pesquisa Atlas foi realizada com 5.211 pessoas entre os dias 17 e 20 de novembro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

O nome do ex-presidente foi incluído em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga o ataque de 8 de janeiro. A Corte acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu que Bolsonaro fosse investigado como um dos autores intelectuais por incitação aos ataques terroristas.

Na representação, a PGR apontou que o ex-presidente divulgou um vídeo dois dias após o atentado com ataques ao STF, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao presidente Lula.

Terroristas durante o ataque de 8 de janeiro em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF já condenou 25 réus, com penas que vão até 17 anos, por conta dos ataques. 2.151 pessoas foram presas em flagrante após o episódio e 1.345 foram denunciadas pela PGR até setembro e se tornaram réus.

O relatório final da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro apontou Bolsonaro como “o verdadeiro autor, seja intelectual, seja moral, dos ataques perpetrados contra as instituições”. O documento, assinado pela relatora do colegiado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), ainda disse que ele “explorou a vulnerabilidade e a esperança de milhares de pessoas” na ocasião.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.