VÍDEO: Pacheco promete “esforço concentrado” para votar indicações de Dino e Gonet

Atualizado em 27 de novembro de 2023 às 19:04
O subprocurador Paulo Gonet, o presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que quer avalias as indicações de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR) até o dia 15 de dezembro. Ele afirmou que os documentos com a formalização dos nomes já foram protocolados na Casa Legislativa.

“Vamos dar um encaminhamento devido, que é o encaminhamento à CCJ [Comissão de Constituição e Justiça]”, afirmou Pacheco. Ele ainda aponta que as comissões do Senado farão um “esforço concentrado” na semana do dia 15 para votar outras indicações do presidente Lula, como os nomes para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e membros do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O objetivo de Pacheco é que os processos sejam concluídos antes do recesso parlamentar, que dura entre 23 de dezembro e 1º de fevereiro. Nesta semana, a expectativa da Casa é que sejam votados projetos de lei da agenda econômica do governo e, na próxima, a Casa ficará esvaziada por conta da COP 28 (28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

Dino e Gonet serão sabatinados pela CCJ e precisarão da aprovação da maioria dos 27 senadores do colegiado. Na sequência, os indicados ao STF e à PGR precisarão conquistar maioria no plenário do Senado, conseguindo ao menos 41 votos favoráveis dos 81 senadores.

O presidente oficializou as indicações na tarde desta segunda (27), após encontro com com eles no Palácio da Alvorada. Pacheco negou que o mandatário tenha pedido um “empenho maior” para a aprovação dos nomes.

Dino vai ficar com a vaga da ex-ministra Rosa Weber no Supremo, que se aposentou em setembro, enquanto Gonet vai assumir o lugar de Augusto Aras, que deixou o posto no mesmo mês. A PGR tem sido chefiada pela interina Elizeta Ramos, que vai seguir no cargo até o fim da análise do Senado.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.