“Perdi um amigo”: Doria lamenta morte do criminoso de guerra Henry Kissinger

Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 12:27
joão doria com fundo escuro e expressão séria
João Doria. Foto: Reprodução

João Doria lamentou a morte de Henry Kissinger, criminoso de guerra e ex-secretário de Estado dos Estados Unidos. Ele, que apoiou ditaduras na América do Sul e tentou transformar o Brasil em um aliado durante a Guerra Fria, foi chamado de “grande amigo” pelo ex-governador de São Paulo.

“Perdi um grande amigo, por quem tinha grande admiração. Henry Kissinger foi o Secretário de Estado dos EUA que moldou a política externa americana durante a Guerra Fria e ganhou prestígio como intelectual, historiador e estudioso das relações internacionais. Ele gostava do Brasil e amava futebol”, afirmou Doria.

Kissinger morreu aos 100 anos nesta quarta (29), em sua residência em Connecticut (EUA). Ele se destacou na década de 1970 como Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional do país durante os mandatos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford.

Ele ficou conhecido como o principal estrategista americano da segunda metade do século XX e foi um representante do anticomunismo durante a Guerra Fria. Neste período, tentou transformar o Brasil em um aliado e chegou a criar canais secretos de comunicação com o governo do país.

À época, ele ainda apoiou o programa nuclear brasileiro, alegando que o país representava um dos alicerces da política americana na América Latina. O então secretário ainda apoiou o golpe de Augusto Pinochet no Chile contra o presidente Salvador Allende.

Mesmo assim, há 50 anos, Kissinger foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz, junto de Le Duc Tho, líder da delegação norte-vietnamita, “por ter negociado um cessar-fogo no Vietnã”. A premiação de 1973 é considerada uma das mais polêmicas de toda a história e gerou a renúncia de dois membros do comitê.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.