Wassef diz que emissário desconhecido participou do resgate do Rolex nos EUA

Atualizado em 3 de dezembro de 2023 às 12:09
Fabio Wajngarten e o advogado Frederick Wassef. Foto: reprodução

Em seu depoimento à Polícia Federal (PF), Frederick Wassef, advogado de Jair Bolsonaro (PL), revelou ter recomprado o Rolex de ouro branco, presente da ditadura da Arábia Saudita ao ex-presidente, a pedido de Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência no governo anterior e também um dos advogados do ex-capitão no caso das joias. Além disso, ele afirmou que outra pessoa teria participado do plano.

Wassef disse que após recomprá-lo por US$ 49 mil em uma loja na Pensilvânia, nos Estados Unidos, ele ficou com o Rolex por alguns dias em Nova York. Posteriormente, recusou a solicitação de Wajngarten para transportar o relógio de volta ao Brasil, alegando preocupação por ser uma figura pública e poder ser reconhecido.

Diante do impasse, Wajngarten concordou que um brasileiro, conhecido seu, viajasse com o Rolex dos EUA para o Brasil. Wassef relatou à PF que acertou com Wajngarten a entrega do relógio a esse emissário no estacionamento de uma loja Best Buy em Miami, de acordo com a revista Veja.

Fabio Wajngarten. Foto: reprodução

O responsável trouxe o bem de volta ao Brasil, entregando-o a Wassef em seu sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, onde também foi detido Fabrício Queiroz, acusado de operar a rachadinha no gabinete do filho “01” do ex-mandatário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Após alguns dias, Wassef entregou o relógio ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, no aeroporto de Congonhas (SP), antes de ele embarcar para Brasília. Seguindo orientações dos advogados do ex-presidente, o relógio foi devolvido ao poder público e está sob a guarda da Caixa Econômica Federal.

Vale destacar que a defesa dos envolvidos pretende contestar a tese da PF de que houve crime na transação das joias. Alega-se a ausência de uma lei clara que defina se o presente deve integrar o acervo público ou pessoal do presidente (com possibilidade de venda).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.