Flávio Dino e Paulo Gonet, indicados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para a Procuradoria-Geral da República (PGR), serão submetidos a perguntas dos senadores durante uma sabatina conjunta marcada para as 9h desta quarta-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal da Gazeta do Povo no YouTube.
Esta é a fase inicial de avaliação dos indicados. Após as perguntas, os senadores membros da comissão votarão para decidir sobre a aprovação dos nomes. Caso obtenham a maioria na CCJ (ou seja, ao menos 14 senadores), ainda precisarão passar por votação no plenário do Senado, onde devem garantir um mínimo de 41 votos a favor. As votações serão realizadas de forma sigilosa.
Vale destacar que o formato de sabatina, com os dois indicados sendo questionados simultaneamente, é inédito para cargos de alta relevância como o de ministro do STF e Procurador-Geral da República. A proposta partiu do presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP), e é considerada uma maneira de reduzir a pressão sobre Dino por parte da oposição, ao mesmo tempo em que Gonet é mais bem aceito entre os conservadores.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link