Baleia Rossi, Renan e outros líderes do MDB apoiam Marco Aurélio de Carvalho na Justiça

Atualizado em 18 de dezembro de 2023 às 8:58
O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas. Foto: reprodução

Recentemente, lideranças do MDB fizeram chegar ao Palácio do Planalto sua inclinação favorável à eventual indicação do advogado petista Marco Aurélio de Carvalho para o Ministério da Justiça, substituindo Flávio Dino.

Nos bastidores, figuras como o deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e o senador Renan Calheiros manifestaram esse apoio nos últimos dias, segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Essa sinalização de apoio a Marco Aurélio, vinda de Renan e Baleia, surpreendeu alguns integrantes do Planalto, já que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também demonstrou interesse na vaga de Dino.

Renan Calheiros e Baleia Rossi. Foto: reprodução

Próximo de Lula e coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados com posicionamento contrário à Lava Jato, Marco Aurélio é o nome que angaria mais apoio no PT para suceder Dino. Ele recebeu manifestações públicas de apoio de deputados, líderes de movimentos sociais, membros históricos do partido e juristas vinculados à legenda.

Além disso, o respaldo ao nome de Carvalho unificou as tendências dentro do PT após a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, reafirmar sua liderança na sigla.

Vale destacar também que, na última quinta-feira (14), um grupo de 72 advogados assinou um manifesto em apoio à indicação de Marco Aurélio para o Ministério da Justiça.

O posicionamento ocorreu um dia após o Senado Federal aprovar Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com 47 votos favoráveis e 31 contrários. A posse está prevista para 22 de fevereiro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.