PF encontra armas e R$ 148 mil na casa de Lucinha, deputada suspeita de ligação com a milícia

Atualizado em 18 de dezembro de 2023 às 19:11
A deputada Lucinha (PSD) foi afastada e alvo de operação por suspeita de ligação com a milícia. Foto: Divulgação/Alerj

Suspeita de ligação com a milícia, a deputada estadual do Rio de Janeiro Lucinha (PSD) foi alvo de operação da Polícia Federal e afastada do cargo por tempo indeterminado. Agentes da corporação encontraram e apreenderam duas pistolas calibre 22 e R$ 148 mil em dinheiro na casa da parlamentar nesta segunda (18).

Segundo as investigações, ela é considerada o braço político da milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, uma das mais poderosas e violentas do Rio, que atua na região de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense.

A deputada foi alvo da “Operação Batismo”, da PF e da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Lucinha e em seu gabinete na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

O miliciano Zinho está foragido e é acusado de uma série de crimes. Foto: Reprodução

Além de armas e dinheiro, agentes também apreenderam pen drives, notebooks e documentos em seu gabinete. Ela foi ouvida e liberada por policiais, e só não foi presa por ser deputada. Parlamentares só podem ser detidos por crime flagrante e inafiançável.

A investigação aponta que Lucinha é chamada de “madrinha” por milicianos. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou seu afastamento por tempo indeterminado. Ela também foi proibida de frequentar as sedes da Alerj, tanto o Palácio Tiradentes quanto o novo prédio da Casa, conhecido como Alerjão.

“Desejo que a deputada consiga esclarecer no seu juízo probatório a inocência dela. Eu acho que a ampla defesa, o contraditório, tem que prevalecer sempre”, afirmou Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Alerj.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.