Justiça manda Microsoft fornecer dados de quem divulgou fake news contra Marielle

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 às 15:17
A vereadora Marielle Franco. Foto: Reprodução

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a Microsoft forneça todos os dados de pessoas que publicaram fake news sobre Marielle Franco após seu assassinato. A 15ª Vara Cível do Rio mandou que a empresa disponibilize dados pessoais e cadastrais de usuários que criaram ou compartilharam conteúdos falsos sobre o tema.

Na decisão, a Justiça ainda afirmou que a Microsoft pode ser alvo de busca  apreensão das informações em caso de descumprimento. A decisão é assinada pelo juiz Luiz Otavio Barion Heckmaier, que acatou pedido feito por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, e Mônica Benício, vereadora e companheira da ativista assassinada.

Segundo elas, a Microsoft já foi oficiada três vezes para apresentar os dados de quem compartilhou conteúdos falsos sobre Marielle e ainda resiste a cumprir a decisão, entregando as informações solicitadas.

O assassinato da vereadora ocorreu em março de 2018 e o episódio gerou uma onda de fake news nas redes sociais, principalmente entre perfis de extrema-direita.

Câmeras de segurança mostram possível perseguição ao carro onde estava Marielle Franco. Foto: Rprodução/TV Globo

A decisão para identificar os autores dos conteúdos falsos ocorre em meio ao avanço nas investigações sobre seu assassinato. Na semana passada, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a apuração sobre o caso será concluída até março deste ano.

Ele disse ter “convicção” de que os nomes dos possíveis mandantes serão apresentados à Justiça Federal no primeiro trimestre de 2024. O crime era investigado inicialmente pela Polícia Civil e, em fevereiro de 2023, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito pela PF para ampliar a colaboração nas investigações.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.