Mantega anunciará desistência de ocupar a presidência da Vale

Atualizado em 26 de janeiro de 2024 às 14:53
O presidente Lula e seu ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula desistiu de tentar emplacar Guido Mantega, seu ex-ministro da Fazenda, como CEO da mineradora Vale. O petista estava articulando a ida dele ao comando da empresa ou ao seu Conselho de Administração. A informação é do jornal O Globo.

Mantega deve divulgar uma carta ainda hoje anunciando que desistiu de ocupar cargo na empresa. Ele ocuparia o cargo de Eduardo Bartolomeo, atual presidente da Vale, que depende de uma decisão do Conselho de Administração para ser reconduzido.

O maior acionista individual da Vale é a Previ, fundo de previdência de funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), que tem cerca de 8,7% do capital social da companhia. O nome de Mantega não tem aprovação dos sócios privados da Vale e de investidores no mercado.

Nome de Guido Mantega não foi bem-visto entre sócios privados da Vale e investidores no mercado. Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale foi privatizada em 1997 e recentemente se tornou uma “corporation”: companhia aberta de capital pulverizado, que não tem um controlador definido.

Após a decisão de Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o presidente “nunca se disporia a fazer interferência direta” em uma empresa de capital aberto.

O governo não concorda com a manutenção de Bartolomeu no posto e a presidente nacional do PT e deputada Gleisi Hoffmann (PR) chegou a defender publicamente a indicação de Mantega para o seu posto. “Pouquíssimos brasileiros são tão qualificados quanto Guido Mantega para compor o conselho da Vale, uma empresa estratégica para o país e na qual o governo tem participação e responsabilidades”, escreveu nas redes sociais.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.