Operações contra corrupção prendem 18 prefeitos de SC em 1 ano

Atualizado em 28 de janeiro de 2024 às 18:57
Câmeras flagram entrega de propina: principal esquema envolve coleta de lixo e durou oito anos, diz Promotoria. Foto: Reprodução

Desde dezembro de 2022, 18 prefeitos em Santa Catarina foram detidos em uma extensa operação anticorrupção, com destaque para a Operação Mensageiro, que prendeu 16 deles. Nos últimos 10 dias, mais dois prefeitos foram presos, além de secretários municipais, em meio a investigações de esquemas envolvendo empresas de serviços urbanos.

A principal investigação está centrada na Operação Mensageiro, relacionada à coleta de lixo, e teve como alvos o grupo empresarial Serrana Engenharia, hoje chamado de Versa, e o empresário Odair Manrrich, que ainda confessou subornar vários prefeitos em troca de contratos de serviços de limpeza urbana. O Ministério Público conseguiu a prisão de 16 prefeitos nessa operação.

A empresa, agora chamada Versa, afirma estar colaborando com as investigações. O advogado do Grupo Serrana, Leonardo Pereima, mencionou que o grupo está cumprindo fielmente seu acordo de colaboração com o Ministério Público.

Até julho, outra investigação já havia atingido 20 municípios, resultando em 40 mandados de prisão e 232 ordens de busca e apreensão. Em novembro, a 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de SC condenou 14 réus do núcleo empresarial, todos envolvidos na Operação Mensageiro.

Investigações durante a ‘Operação Mensageiro’ . Foto: Divulgação

A organização criminosa, que esteve ativa de 2014 a 2022, envolveu esquemas de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. A investigação começou em 2020 com a Operação Et Pater Filium.

Outras investigações não vinculadas à Operação Mensageiro, como a Operação Limpeza Urbana em Ponte Alta do Norte, e a Operação Presságio em Florianópolis, também revelam esquemas de corrupção na coleta de lixo e obras públicas no estado.

O cenário político envolve prefeitos de diferentes partidos, incluindo MDB, PL, PP, PSD, e outros. A situação continua a se desenrolar, enquanto alguns prefeitos já foram soltos, aguardando a conclusão do processo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.