Moraes autoriza Carluxo a acessar inquérito da PF sobre Abin paralela

Atualizado em 1 de fevereiro de 2024 às 8:07
Alexandre de Moraes e Carlos Bolsonaro. Foto: reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu permissão ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) para ter acesso às provas no inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga indícios de uma rede de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), segundo informações do Globo.

O inquérito da PF apura a atuação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro no núcleo político da denominada “Abin paralela”, que tinha como alvo adversários políticos e desafetos do ex-chefe do Executivo.

A autorização, no entanto, não inclui acesso às diligências em andamento. Após ser alvo de mandado de busca e apreensão na última segunda-feira, o vereador solicitou, por meio de sua defesa, acesso ao inquérito da PF, protocolando o pedido no mesmo dia.

Em comunicado, Carlos Bolsonaro reiterou a ausência de qualquer ligação com a Abin e negou solicitar ou receber informações de pessoas vinculadas à agência.

“O vereador Carlos Bolsonaro reitera que não possui qualquer ligação com a ABIN e tampouco solicitava e/ou recebia de pessoas vinculadas à agência qualquer tipo de informação e dados de terceiras pessoas”, diz a nota da defesa de Carlos.

Abin paralela': veja a linha do tempo das investigações que atingiram Carlos Bolsonaro e Ramagem
Ramagem e Carluxo. Foto: Reprodução

Segundo as investigações, Carlos Bolsonaro é suspeito de ter recebido informações obtidas pela Abin do então chefe da agência, Alexandre Ramagem (PL-RJ), hoje deputado federal, que também está sob investigação e foi alvo de busca e apreensão.

A PF aponta que o grupo monitorava indevidamente inimigos políticos e buscava informações sobre a existência de investigações relacionadas aos filhos do então presidente Bolsonaro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.